psicologo-esporte

Psicologia do Esporte: Mente e Corpo

Ao longo dos anos, recebo um número cada vez maior de alunos que me perguntam sobre como se tornar um psicólogo esportivo. Os estudantes entendem que nossa sociedade adora esportes e (para o bem ou para o mal) esse amor pelo esporte significa que há necessidade de psicólogos para ajudar os envolvidos no atletismo.

Com o dito acima em mente, você deve primeiro entender que a psicologia do esporte é realmente uma ciência interdisciplinar. Além da psicologia, também se ocupa de disciplinas como biomecânica, fisiologia e cinesiologia. Como definição, a Divisão 47 da Sociedade Americana de Psicologia (Sociedade de Esporte, Exercício e Psicologia do Desempenho) afirma o seguinte:

Psicologia do esporte aborda as interações entre psicologia e desempenho esportivo, incluindo os aspectos psicológicos do desempenho atlético ideal, o atendimento psicológico e bem-estar de atletas, treinadores e organizações de esporte e a conexão entre o funcionamento físico e psicológico.

Com base nessa definição, os psicólogos do esporte podem participar de diversas atividades, principalmente focadas em trabalhar para entender o que motiva os atletas e como os atletas podem melhorar seu desempenho. Psicólogo do Esporte.Essas atividades podem variar de aconselhamento a atletas que podem ter problemas de ansiedade que dificultam seu desempenho ao instruir atletas (individualmente ou em grupos) sobre métodos de condicionamento mental (por exemplo, visualização, concentração e relaxamento) para ajudar os atletas a lidar com lesões.

Para colocar tudo isso de outra maneira, um psicólogo esportivo está trabalhando na perspectiva de que o sucesso no esporte depende tanto do corpo quanto da mente. Para adicionar outro ponto importante, os psicólogos esportivos são freqüentemente encontrados trabalhando com atletas de elite – atletas olímpicos e profissionais. No entanto, psicólogos esportivos podem ser encontrados trabalhando com atletas em todos os níveis, bem como com treinadores e administradores esportivos.

Todos os itens acima podem realmente agradar a você, mas então surge a pergunta sobre como você se torna um psicólogo esportivo? Tudo começa com um diploma de graduação. Psicólogo do Esporte RJ . Este grau é tipicamente em psicologia. No entanto, há um número crescente de faculdades que oferecem um curso de graduação em Psicologia do Esporte – confira a página do site da Associação de Psicologia Esportiva Aplicada para obter informações.

Este curso combina cursos de Psicologia com os de Educação Física / Cinesiologia. Finalmente, se você quer se tornar um psicólogo esportivo, é possível começar com uma licenciatura em Educação Física / Cinesiologia.

Seria bom se você pudesse usar seu diploma de graduação e conseguir um emprego como psicólogo esportivo, mas isso simplesmente não é o caso. A maioria das pessoas que querem uma carreira em psicologia esportiva deve obter um diploma avançado. Este grau avançado pode ser de um programa designado de mestrado em Psicologia do Esporte ou programa de doutorado.

Também pode ser o caso que você pode ganhar seu diploma de pós-graduação em um programa de doutorado clínico ou aconselhamento, e depois ter aulas adicionais em cinesiologia, fisiologia, medicina esportiva, negócios e marketing. Lembre-se de que o mestrado pode durar de 2 a 3 anos e concluir seu doutorado pode levar até 6 anos.

Existem alguns outros pontos importantes a serem feitos sobre a obtenção de um diploma de pós-graduação em psicologia esportiva ou uma área de psicologia relacionada. Primeiro, todo programa de pós-graduação tem requisitos exclusivos. Antes de aplicar em um programa, certifique-se de ter feito sua lição de casa e verifique cuidadosamente o programa.

Em segundo lugar, se você planeja obter um doutorado, é provável que você seja obrigado a concluir um estágio de um ano, onde você receberá treinamento adicional em um ambiente aplicado. Para mais informações sobre um diploma de pós-graduação em psicologia esportiva, acesse careersinpsych.com. Em terceiro lugar, é sempre a seu favor para ficar com programas de pós-graduação que são credenciados pela Associação Americana de Psicologia. Por exemplo, certos trabalhos exigem que você tenha sido treinado em uma escola credenciada.

Em quarto lugar, é para o seu benefício para ser certificado como um psicólogo esportivo pela Associação de Psicologia Aplicada Esporte. Em quinto lugar, se você completar um programa de aconselhamento ou clínico, você quase certamente solicitará o licenciamento. Psicólogo do Esporte Rio de Janeiro. Você precisará atender aos requisitos educacionais e de treinamento do seu estado e ser aprovado em um exame abrangente. Ser licenciado é muito importante, não apenas para poder trabalhar com clientes e ser empregado em várias posições, mas também porque somente quando você é licenciado você pode se chamar legalmente de “psicólogo”.

Ao receber seu diploma de pós-graduação, você verá que há muitas opções para você em relação a empregos. Estes incluem ser um membro do corpo docente da universidade onde você ensinaria e conduziria pesquisas. Você poderia trabalhar em um hospital, centro de reabilitação física ou academia. Há possibilidades de trabalho com os militares, dada a sua preocupação em manter as tropas mentalmente aptas para a batalha.

Finalmente, você pode decidir abrir sua própria prática, onde você pode trabalhar com atletas e / ou equipes individuais. Sua prática particular pode até levar a trabalhar com pessoas que você não costuma pensar como atletas. Isso pode incluir dançarinos, ou mesmo aqueles no mundo dos negócios que podem estar lidando com trabalhos de alta pressão. Quanto ao que você vai ganhar em um trabalho, collegeatlas.com lista o salário médio de um psicólogo esportivo em US $ 57.000. No entanto, tenho visto estimativas mais altas ao ler vários sites da Internet sobre psicologia esportiva.

Fonte